segunda-feira, 7 de maio de 2012

5ª ULTRAMARATONA 24 HORAS DE SANTA MARIA - ASCOM

ERICK, NELSON, VERA, JORGE, ELEIR, APRIGIO
Neste ultimo final de semana (05 e 06) de maio foi realizado a 5ª Ultramaratona 24 Horas de Santa Maria, um evento que já é sucesso internacionalmente. Tive o grande prazer de correr neste maravilhosa cidade junto da minha equipe ASCOM.






Nossa jornada começou mais cedo do que todos imaginavam, partimos para o Rio de Janeiro na quarta feira. por volta das 15:00 horas.Nosso amigo Paulo, com sua Zafira de 6 lugares. 





Ainda no caminho, paramos no restaurante "Sabor da roça". Um lugarzinho muito legal. com uma boa variedade de comidas e bebidas. além de servir almoço self-service.



Seguimos então para o Rio de Janeiro. Nossas passagens estavam compradas para as 21:05.
Logo que chegamos ao aeroporto Galeão. fomos fazer nosso check-in e despachar nossas bagagens.
 Ficamos andando um pouco pelo aeroporto, até a hora passar.
Fizemos um breve vídeo de cada integrante (o eleir iria embarcar pela GOL, e nós pela WEBJECT. então ele não estava com a gente naquele momento).
 O Nelson Aproveitou e fez uma foto com o amiguinho dele como vocês podem ver nas fotos.



Dado as 21:05 o voo esta para partir.
 Aproveitamos o momento para registrar. fizemos algumas fotos. e como estavam todos muitos cansados. acho que só eu fiquei acordado a viajem toda. ao total foram 2hrs mais o menos de viagem até Porto Alegre.


Quando enfim chegamos à Porto Alegre, fiz uma ligação errada(esqueci o ddd) ai uns minutos depois a pessoa me manda msg perguntando quem eu era e tal. Respondi que era engando e que era do rio. trocamos algumas msgs. Esperamos entao Eleir chegar e pegamos um taxi para a rodoviaria.
Lá então fizemos uma filmagem. e pegamos nosso ônibus para Santa maria, era uma viagem de 4 horas de ônibus.
Chegamos em Santa Maria era umas 5 horas da manhã mais o menos.
Fomos para um quarto, pois a pessoa que iria arrumar os demais quartos iria chegar as 8. e alguns quartos estavam ocupados, pois nossa diária começaria somente meio dia.
O hotel que nós ficamos (Hotel Humberto) foi muito hospitaleiro, cedeu um quarto pra gente esperar, e ainda nos serviu café da manha. que por sinal estava ótimo!
Apos tudo ficar certo. Fomos andar por Santa maria. 



Fomos ao Museu, andamos bastante, fomos ao shopping, almoçamos e fomos descansar para o outro dia.











Dando enfim sequencia, Café da manha otimo no hotel, fomos novamente andar... Encontramos o Amigo, Cristiano de Pernambuco, ele que correu 487km, também com eles sua esposa, e o organizado do evento.
Trocamos uma idéia com eles, e seguimos para o museu, pois o Cristiano nao conhecia ele.





 Ao chegar no museu, pedimos ao responsavel do museu se tinha cópias da historia da cidade e do museu de um DVD. o mesmo informou que iria providenciar, e sem seguida veio uma pessoa para nos contar a historia do museu e da Universidade Federal de Santa Maria. Seguimos por outros lugares do Museu que não tínhamos acesso no outro dia. E foi muito bom., Ao final ela nos deu um livro e os DVDs.
Saímos dali e fomos passear mais um pouco. porem nos perdemos dos Pernambucanos. Ao final do dia fomos comer pizza.
E depois dormir e descansar pois amanha seria o grande dia.








Então era hora de acordar, 05:30 da manhã, para não perder o Ônibus para o bairro Tancredo Neves.





Felizmente chegamos bem ao local da prova e cedo, pois tinhamos também que montar nossas barracas e prepara tudo para a prova.

 Ao fim dos preparativos, e dada a hora de ir rever os amigos e conhecer novos. Essa é a grande alegria da ultramaratona, conhecer sempre nossas pessoas para aumentar nossa rede de amigos.

 Amigos do de todo o Brasil, Pernambuco, Bahia, SC, São Paulo, Rio de Janeiro, até atletas da Argentina estiveram presentes.










E finalmente as 08:00 foi dada a largada.








Agora sim vou citar os detalhes técnicos desta prova.
No inicio foi tudo otimo.
Estava realmente fazendo o que havia planejado, correr um pouco e caminhar um pouco, pois estava sentindo um pouco um ligamento lateral ao joelho,( não e no joelho). em 6 horas de prova, senti mais ainda essa dor, ao ponto de ter que parar, pedi ao Aprigio, que estava de apoio para me ajudar, ele falo para passar gelo, e depois de um tempinho descansando. Ele enfaixou e voltei as pistas. novo, renovado, porem voltei com caminhada, e depois fui aumentando. consegui manter esse ritmo até as 06:30 da tarde. quando começei a sentir fortes cãibras. fui diminuindo o ritmo. até o momento em que estava caminhando com a VERA, e minha perna direita travou. logo em seguida a esquerda. ela me ajudou e depois veio o Aprigio. Consegui dar alguns passos. e quando iria voltar para barraca. piorou tudo. Vomitei pela primeira vez.
Vieram os enfermeiros para ver se tava tudo bem, aferiram a pressão, glicose, respiração e estava tudo OK.
mesmo assim, voltei para barraca e descansei mais. 
Foi quando meu deu ânsia de vomito novamente. aprigio me deu um sonrisol. mas nao ajudou em nada. Vomitei pela segunda vez.
Ainda não tinha condições de andar, minha perna, era so mexer que travava. muitas câimbras, agora, não somente na panturrilha, mas também na parte posterior da coxa e anterior.
estavam já sevindo o purê de batata. não perdi tempo, tinha que comer algo. estava ÓTIMO. porem, uns 30 minutos depois, veio o vômito. 3ª Vez.
Dai pra frente foi somente ficar na barraca, sem nenhuma condições de nem se quer ANDAR.
Tomei banho, tomei remedios, os enfermeiros de 5 em 5 minutos vinham me perguntar se estava sentindo algo, mas eu não estava sentindo NADA. absolutamente nada. apenas caímbras.
Ao decorrer da noite, ainda foram mais 3 vezes vomitando. ato total de 6 vezes nesta prova.
O pior e que eu estava com 73km rodados. tinha que completar 75 no minimo para classificar pra prova.
estava com medo de não conseguir fazer 2 voltas. faltava ainda muito tempo. 
Mas não conseguia mexer minha perna que ela travava de câimbras.
Por fim, mandei uma msg para uma amiga, que respondeu em seguida, me dando o maior apoio, resolvi tentar caminhar, chamei meu amigo ELEIR, e depois fui com o Nelson dar umas caminhadas, conseguir fazer as duas voltas, mas não parei, continuei caminhando, aos poucos aumentando o numero de voltas.
Conversei muito com meu amigo WILLIAN WILTGEN, do rio grande do sul. cara muito gente boa.
ele ia fazer 100km. eu estava com 93 e resolvi parar.
faltava ainda 1hora para terminar mas preferi fazer somente esta meta.
Eu sofri muito nesta prova. Mas foi muito boa, sai muito satisfeito e realizado.
Meu resultado nao foi bom, mas a experiencia que tive foi excepcional.
Agora e meter bronca para a próxima.

Queria agradecer a todos que ajudaram para essa grande jornada,
Prefeitura, Academia Pro Phyci e amigos e familiares.
A prova foi otima, parabens também a Organizado.

Em breve posto mais fotos e os VIDEOS


Um comentário:

  1. Erick apesar das dificuldades que vc passou vc está de parabéns cara, pois correr no frio e uma droga, ano que vem estarei correndo esta prova e terei que me adaptar por causa deste frio, mas missão dada temos que cumprir nào é mesmo...Muito legal vcs conhecendo também a cidade que ao meu ver é muito hospitaleira...E quanto a dor que vc sentiu no joelho pois se cuida aeee amigo...Agora é descansar e voltar a treinar pq a Ultra dos Fuzileiros está vindo aeeee...Parabéns...

    Um abraço,


    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir